quinta-feira, 8 de julho de 2010

Doenças - Erlichiose

Tempos atrás passei por uma situação nada boa...
Fui pego por um carrapato...  Ficou em mim o suficiente para me transmitir a doença, conhecida popularmente como “doença do carrapato” a Erlichiose .
Meu papi é que achou  esse parasita nojento e tratou logo de tira - lo do meu corpinho.
A partir daí comecei a ficar triste,  não queria mais brincar e nem comer,  meus papais ficaram muito preocupados pois nunca tinham me visto assim, sempre fui um cara saltitante e  sempre presente.
Então fui  na minha médica Dr. Vivi, ela muito atenciosa logo me examinou e disse que poderia ser a doença do carrapato, fiz um exame de sangue e foi detectado o vírus, fui medicado.
A Dr. Vivi falou que se eu tivesse demorado mais um pouco para ir a clínica eu poderia  até ter que fazer uma transfusões de sangue, essa doença é mesmo muito grave e pode levar a morte.
Continuei com o tratamento em casa, como os remédios demoram um pouco para fazer efeito a mami não aguentava me ver tristonho num canto e só chorava. Aos poucos me recuperei e agora estou novo em folha!


A melhor forma de prevenir que o animal não contraia a doença é a eliminação dos carrapatos encontrados no cão (inclusive dos cães que vivem dentro de casa), o controle deles no ambiente (que deve ser constantemente desinfetados) onde o animal vive, assim como o uso de produtos veterinários preventivos, como coleiras, sabonetes carrapaticidas uma vez que não há vacina contra a doença.
CUIDEM - SE! SE CARRAPATO É HORRIPILANTE!

5 comentários:

  1. Que perigo ! Uns insetinhos tão pequenos que causam um mal tão grande ! Ainda bem que você foi logo no vet fazer o diagnótico !
    Vou começar a me cuidar mais por aqui, excelente dica, amigo !
    Lambidas do Barum

    ResponderExcluir
  2. Putz hein Balu? Minha mãe tem pavor desse bichinho, aqui em Ubatuba tem muito... por causa de mato e cães soltos... uso sempre aqueles remedinhos de prevenção...
    Olha só: vc perguntou de pêlos... na fase de troca, sim... como agora... minha mãe costuma dizer que tira um tal de yorkshire de pêlos de mim....mas papai que entende de alimentação de bichos, trocou minha ração por uma de bebê nessa fase, pois tem mais proteína, aí melhorou um pouco... e mamãe me escova todas as noites religiosamente!!!
    Meus pais também tem idéia de aumentar a família, só que devo ganhar um irmão... estão só esperando, pois ano que vem vamos ter que construir nossa casa oficial e um filhote no meio de obra não é fácil né??
    Beijinhos prá vc...
    Scu

    ResponderExcluir
  3. Oi meu astro!
    Graças a São Lambão você está melhor!
    Cuide-se para continuar sempre esse cachorrão feliz.
    Lambidas múltiplas.

    ResponderExcluir
  4. Putzzzz.... Ninguém merece isso hein?!
    Sempre fico de olho na Piti e na Capitu lá de casa pra ver se elas não tem, até hoje não tiveram, mas é como vc falou, temos que ficar de olho!
    Que bom que já passou e vc está novinho em folha! : )

    Abs.
    Maricota!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você está melhor Balú! O Pingo já teve carrapato mais eu tirei antes que a doença se espalhasse mais eu tratei dele mesmo assim! A mel nunca teve e olha que ela nasceu no mato uahsuah'

    Continue assim o cachorrão fofo e lindo que você é!

    Beijocas

    ResponderExcluir