quinta-feira, 8 de julho de 2010

Doenças - Erlichiose

Tempos atrás passei por uma situação nada boa...
Fui pego por um carrapato...  Ficou em mim o suficiente para me transmitir a doença, conhecida popularmente como “doença do carrapato” a Erlichiose .
Meu papi é que achou  esse parasita nojento e tratou logo de tira - lo do meu corpinho.
A partir daí comecei a ficar triste,  não queria mais brincar e nem comer,  meus papais ficaram muito preocupados pois nunca tinham me visto assim, sempre fui um cara saltitante e  sempre presente.
Então fui  na minha médica Dr. Vivi, ela muito atenciosa logo me examinou e disse que poderia ser a doença do carrapato, fiz um exame de sangue e foi detectado o vírus, fui medicado.
A Dr. Vivi falou que se eu tivesse demorado mais um pouco para ir a clínica eu poderia  até ter que fazer uma transfusões de sangue, essa doença é mesmo muito grave e pode levar a morte.
Continuei com o tratamento em casa, como os remédios demoram um pouco para fazer efeito a mami não aguentava me ver tristonho num canto e só chorava. Aos poucos me recuperei e agora estou novo em folha!


A melhor forma de prevenir que o animal não contraia a doença é a eliminação dos carrapatos encontrados no cão (inclusive dos cães que vivem dentro de casa), o controle deles no ambiente (que deve ser constantemente desinfetados) onde o animal vive, assim como o uso de produtos veterinários preventivos, como coleiras, sabonetes carrapaticidas uma vez que não há vacina contra a doença.
CUIDEM - SE! SE CARRAPATO É HORRIPILANTE!