quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bocejar é contagioso também para os cães

Você sabia que seu bocejo também faz seu cão bocejar?

Todo mundo sabe que bocejar perto de outra pessoa faz com que ela também boceje, não é mesmo? Mas você sabia que seu bocejo também faz seu cão bocejar?
Pesquisadores de Birkbeck College, da Universidade de Londres, fizeram um estudo onde sugeriram que os cães bocejam ao verem seus donos bocejarem e que este comportamento é um sinal de empatia dos cães com seus donos. Porém a razão que faz com que isto aconteça ainda não foi esclarecida.
No experimento, os pesquisadores criaram duas situações:
Na primeira, uma pessoa estranha ao cão sentava em frente a ele e o chamava pelo nome. Só após um primeiro contato visual o estranho bocejava.
Na segunda situação, repetia-se o mesmo procedimento, mas desta vez o estranho apenas abria e fechava a boca, sem bocejar. De acordo com cientista Atsushi Senju, esta foi uma preocupação para se certificar de que o cão não estava apenas respondendo ao abrir e fechar da boca.
Os resultados da pesquisa foram que, 21 dos 29 cães testados bocejaram logo após o estranho – em média 1,9 vez. Porém nenhum cão bocejou se o estranho não bocejasse.
“Cães têm uma capacidade especial de ler a comunicação humana. Respondem quando apontamos e quando sinalizamos”, disse Senju.
Para os pesquisadores, estes resultados são a primeira evidência de que cães têm capacidade de estabelecer empatia com humanos e que esta pode ser a explicação para a longa relação de parceria entre as duas espécies.


Origem da notícia: http://dogdicas.com.br/curiosidades/o-bocejo-e-contagioso-para-os-caes

3 comentários:

  1. Balú:

    É vc de cabeça prá baixo???
    Sabe que aqui em casa o bocejo é contagiante de td os lados.... da mamã prá mi, de mim prá mamãe... bom o papai?? Nem boceja... despenca na cama e doooorrrmmmeee....hahaha

    Bjo
    Scu

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo Layout, ficou show!
    Quanto a bocejar, só de ler a postagem e de ver o Balu na escada, dormindo,já me contagiei (rs).
    Lambidas sonolentas.

    ResponderExcluir
  3. Sim o bocejo é contagioso mesmo.
    Parabéns pela nova aparencia do blog. Ficou muito lindo.
    Bom fim de semana e muitos ronrons

    ResponderExcluir